sábado, 17 de maio de 2014

A Criança na Sociedade de Consumo






No modelo de vida adotado pela sociedade atual as crianças praticamente já nascem dentro da sociedade de consumo, instruídas principalmente pelas  mídias, tendo o aval de seus pais para esse consumismo precoce. Com a submissão intelectual e afetiva devida à coação espiritual exercida pelo adulto propõe à criança um ideal, de maneira que tudo que seus pais ou adultos próximos a criança se tornem seu modelo. A Criança se espelha nos pais que costumam acumular bens matérias.  A precocidade das interações entre a criança e seu ambiente sociocultural é evidenciada na assimilação da cultura do consumo,  ela se vê bastante exposta aos estímulos das propagandas e ao bombardeio feito pelo mercado através das mídias.  A Criança vai aprender que consumir é prazeroso e então continua a manter seus hábitos consumistas solicitando aos pais diversos produtos, que chegam ao conhecimento dessas crianças por diversas formas, mas as mais comuns são ainda a televisão e a internet que hoje são meios de comunicação efetivos na vida das crianças da atualidade.  Essas propagandas são poderosas ferramentas do consumismo, pois seduzem o consumidor e atraem-no para o consumo. Hoje as propagandas são voltadas para o mercado infantil, tendo em vista que as crianças hoje são compradores em grande potencial. As propagas, normalmente contem jingles, e frases de fácil memorização fazem com das mídias.  As crianças repetem os atos de seus pais, não possuindo ainda senso critico para definir o que realmente se desejo, tende a demandar diversos produtos que sã de seu interesse e se há o consentimento dos pais  a criança se submete progressivamente  a essa cultura consumista. De acordo com Karsaklian (2004), o que atrai a atenção das crianças é a diversão proporcionada pelas propagandas e seus impactos visuais e auditivos, como um slogan de fácil assimilação que se repete ou um jingle bem executado. As crianças tendem a lembrar-se do que as personagens fazem e não daquilo que são, registrando melhor a imagem de um produto que seja manipulado por essas personagens. Mostrando normalmente o mundo fantasioso, despertando assim o interesse da criança.
 A inserção das crianças no mercado de consumo está diretamente ligada aos pais assim também como o desencorajamento a esse consumismo. A criança é uma pessoa em processo permanente de desenvolvimento e, de modo que, se os pais criarem relações autênticas com os filhos, os encarando e aceitando como pessoas, estarão proporcionando condições concretas para o seu crescimento. É necessário que os pais adotem atitudes que deem a criança autonomia, senso critico e capacidade de escolha. Para que dessa forma a criança possa perceber o modelo vida a qual se encontrar e saber discernir se é  o mesmo que ela quer seguir.


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