No modelo de
vida adotado pela sociedade atual as crianças praticamente já nascem dentro da
sociedade de consumo, instruídas principalmente pelas mídias, tendo o
aval de seus pais para esse consumismo precoce. Com a submissão intelectual e afetiva devida à coação espiritual exercida
pelo adulto propõe à criança um ideal, de
maneira que tudo que seus pais ou adultos próximos a criança se tornem seu
modelo. A Criança se espelha nos pais que costumam acumular bens matérias. A precocidade das
interações entre a criança e seu ambiente sociocultural é evidenciada na
assimilação da cultura do consumo, ela se
vê bastante exposta aos estímulos das propagandas e ao bombardeio feito pelo
mercado através das mídias. A Criança vai aprender que consumir é prazeroso e
então continua a manter seus hábitos consumistas solicitando aos pais diversos
produtos, que chegam ao conhecimento dessas crianças por diversas formas, mas
as mais comuns são ainda a televisão e a internet que hoje são meios de
comunicação efetivos na vida das crianças da atualidade. Essas propagandas são poderosas ferramentas do consumismo, pois seduzem
o consumidor e atraem-no para o consumo. Hoje as propagandas são voltadas para
o mercado infantil, tendo em vista que as crianças hoje são compradores em
grande potencial. As propagas, normalmente contem jingles, e frases de fácil memorização
fazem com das mídias. As crianças repetem
os atos de seus pais, não possuindo ainda senso critico para definir o que
realmente se desejo, tende a demandar diversos produtos que sã de seu interesse
e se há o consentimento dos pais a
criança se submete progressivamente a
essa cultura consumista. De acordo com
Karsaklian (2004), o que atrai a atenção das crianças é a diversão
proporcionada pelas propagandas e seus impactos visuais e auditivos, como um
slogan de fácil assimilação que se repete ou um jingle bem executado. As
crianças tendem a lembrar-se do que as personagens fazem e não daquilo que são,
registrando melhor a imagem de um produto que seja manipulado por essas
personagens. Mostrando normalmente o mundo fantasioso, despertando assim o
interesse da criança.
A inserção das crianças no mercado de consumo está
diretamente ligada aos pais assim também como o desencorajamento a esse
consumismo. A criança é uma pessoa em processo permanente de desenvolvimento e,
de modo que, se os pais criarem relações autênticas com os filhos, os encarando
e aceitando como pessoas, estarão proporcionando condições concretas para o seu
crescimento. É necessário que os pais adotem atitudes que deem a criança autonomia,
senso critico e capacidade de escolha. Para que dessa forma a criança possa
perceber o modelo vida a qual se encontrar e saber discernir se é o mesmo que ela quer seguir.
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