Uma sociedade que se encontra em um
estado avançado do desenvolvimento capitalista e com a característica do
consumo excessivo de bens e serviços que este associado com a elevada produção
desses bens, pode nomear essa sociedade com uma sociedade consumidora. Em uma analise historia sobre a sociedade de consumo se notou que as principais
mudanças que contribuíram para o surgimento da mesma foram a passagem do
consumo familiar para o consumo individual e a transformação do consumo de
pátina para o consumo de moda.
O consumo é algo visível que acontece na sociedade contemporânea, as pessoas têm ambições que levam ao consumo e quando você realiza o que deseja fica feliz, assim podemos dizer que felicidade é consumir, entrando em conflito com o pensamento do filosofo francês Gilles Lipovetsky ao dizer “ Felicidade não se compra”. Se a sociedade de consumo moderna se caracteriza como sugere Campbell pela "criação de incessante de novas necessidades" e a "insaciabilidade" destas, então podemos compreende-la como um tipo de prática socialmente recorrente que não se orienta somente pelo consumo de bens ou objetos de luxo mas, efetivamente, por qualquer "objeto" que obedeça a esta lógica de "insaciabilidade" (CAMPEBELL, 2001: 58-59)
Pela visão do filósofo e sociólogo francês Jean Baudrillard, que foi um dos mais importantes sábios pós-modernos, pois sua crítica furiosa à sociedade de consumo teve uma grande repercussão. Em seu trabalho ele aponta o comportamento da sociedade em relação ao consumismo, constitui uma das principais influencias para a sociologia contemporânea, segundo o autor o consumo, na qualidade de novo mito tribal, transformou-se na moral do mito contemporâneo. Encaminha-se para a destruição das bases do ser humano. “É a alvura profilática de uma sociedade saturada, de uma sociedade sem vertigem e sem história.”
Além de Baudrillard, Karl Marx acreditava que ao se concretizar a relação de consumo existiam trés tipos, o primeiro é denominado de consumo produtivo que esta ligado a exploração dos meios produção, como exemplo do consumo de energia, que é pré-requisito na propulsão das maquinas no processo de produção. O segundo é chamado o consumo individual que se refere à reprodução da força do trabalho, exemplo do consumo de alimentos. O terceiro, e um dos que mais acontece na sociedade contemporânea, é o consumo de luxo, que embora faça parte do consumo individual, este tem como característica extrapolar as necessidades básicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário